Destaques, Notícias Agrodan Social
Escola Professora Olindina participa da 11ª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco.
Alunos do 1º ao 5º ano vivenciam a cultura local em suas diversas formas através de ações educativas
A 11ª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco conta com atividades gratuitas em 16 municípios do estado, e busca incentivar a preservação e valorização da cultura pernambucana. E Belém do São Francisco não ficou de fora. Entre os dias 13 a 17 de agosto houve diversas atividades, buscando a interação do público, fazendo com que ele experimente, interprete e pense no patrimônio. Esses pilares são sustentados por atividades como exposições, exibições de filmes, palestras, seminários, oficinas, jogos e ações educativas.
E para participar desse evento marcante, as turmas do ensino fundamental da Escola Professora Olindina Roriz Dantas tiveram uma programação especial na última semana. Os alunos do 1º ano aprenderam sobre as cantigas de roda d’água mais conhecidas da região. O 2º ano participou de brincadeiras tradicionais, como queimado, escravo de Jó e passa o anel. “Descobri brincadeiras que eu nunca tinha visto. Além dos materiais simples como cordas, pedaços de madeira, latas, garrafas e outros objetos que eu não imaginava que serviam para montar brinquedos como carrinhos e bonecas”, comenta o aluno Kaique Misael.
A turma do 3º ano fez um tour especial pelo sítio histórico de Belém do São Francisco, conhecendo a arquitetura local, construções importantes, prefeitura e biblioteca da cidade. O passeio foi finalizado com um show de frevo no teatro municipal, local onde também estão os primeiros bonecos gigantes do Brasil. “Mesmo já conhecendo Belém, muitos lugares que visitamos foram novos para mim. Gostei das histórias contadas, como a construção das igrejas, casas e como surgiram os bonecos gigantes. E espero que eles (os bonecos) venham visitar a nossa escola”, conta o aluno Lorran Gabriel. A semana foi encerrada com o 4º e 5º ano, onde participaram de um caça tesouro na escola, no qual aprenderam a escavar os objetos e brincar de arqueólogos.
“É necessário falar de patrimônio com as crianças para despertar uma consciência patrimonial, isto é uma das metas da nossa educação e a disciplina de Arte se envolveu inteiramente para viabilizar estes momentos da melhor forma possível”, explica o professor de Arte, Antony Nunes. Demonstrando felicidade, Antony conta sobre o envolvimento das turmas e todos os profissionais. “Estou grato à Escola Professora Olindina por nos confiar esta tarefa, incentivando vivências de aprendizagem, brincadeira e cidadania”, finaliza.
Leave a reply