Destaques, Notícias Agrodan Social
Escola Professora Olindina realiza semana de capacitação para os professores e equipe administrativa
O projeto de formação tem como objetivo fortalecer a escola no cumprimento da sua responsabilidade social e da prática pedagógica dos professores
A capacitação, realizada entre os dias 29 de janeiro e 1º de fevereiro, teve como foco apresentar os planos para uma didática criativa, o Regimento Escolar e o Projeto Político Pedagógico (PPP) aos profissionais da Escola Professora Olindina. O encontro ocorreu na sede da Agrodan, ministrado por Aída Monteiro (Doutora em Educação e Especialista em Direitos Humanos), Reginaldo Carvalho (Pós-doutor em Genética Molecular) e Conceição Carneiro (Doutora em Educação com licenciatura em Letras, Artes Visuais e Pedagogia), com encerramento na Jornada Pedagógica em Belém do São Francisco, Pernambuco.
Com as aulas programadas para o início de março, a equipe está se qualificando cada vez mais para oferecer o melhor da educação para a região. Durante a semana, os profissionais puderam se aprofundar nos sentidos e significados do projeto, compreendendo seu compromisso com a qualidade do ensino e envolvimento com a comunidade. “A paixão que eu sinto pelo meu trabalho será transmitido a todos que fazem parte desse sonho. Seremos uma equipe responsável por vidas, educando com amor e coragem”, expressa a psicopedagoga, Maria Silvânia.
Desenvolvimento sustentável, inovações tecnológicas na pedagogia, Inteligência emocional e ética também foram temas discutidos durante as palestras. “Sinto uma enorme satisfação em ver nossos profissionais esbanjando felicidade após quatro dias mergulhados em nossos projetos. E esse entusiasmo será o nosso combustível para o sucesso da Olindina”, comenta Maria Aparecida, diretora da Escola.
O Regimento Escolar e o PPP estarão em constante desenvolvimento para a melhoria contínua da instituição, assim como o processo de capacitação da equipe para garantir a evolução dos alunos. “Estamos concretizando um sonho que mudará a realidade das crianças da região e esse é o nosso maior objetivo como educadores”, finaliza Aparecida.
Destaques, Notícias Agrodan Social
Início das aulas: momento mais esperado por todos da Escola Professora Olindina Roriz Dantas
220 crianças do sertão pernambucano começaram seu ano letivo com mais esperança
No dia 07 de março iniciaram-se as aulas da Escola Professora Olindina, momento aguardado ansiosamente pelos docentes, equipe administrativa e principalmente pelas crianças que acompanharam toda a construção da escola. O mês foi repleto de atividades, com brincadeiras, dança, teatro e bastante música. “Eu estava bem ansioso para o início das aulas, a primeira semana parecia um mês de tantas atividades que tivemos. Estou gostando muito de todos os professores”, conta Rodolfo Ramon, aluno do 5º ano do fundamental.
Os olhares e sorrisos não deixavam esconder a felicidade e realização dos alunos. Já no primeiro mês as crianças começaram a aprender sobre os valores humanos de forma descontraída, com apresentações sobre o dia das mulheres, a luta contra discriminação racial, e dinâmicas voltadas para a educação ambiental. “Nossos primeiros dias de aula foram difíceis: horário integral, novas pessoas para conhecer, regras diferentes, etc. Então para diminuirmos esse impacto flexibilizamos mais a programação, deixamos as crianças à vontade com atividades mais leves para esse momento de adaptação”, comenta a diretora da escola, Maria Aparecida.
A diretora diz que esse método surtiu efeito. “Na segunda semana elas já estavam acostumadas com as novidades, respeitando todas as regras ensinadas. Na terceira semana nossa rotina estava fluindo normalmente”, finaliza. Agora, após as refeições, feitas três vezes ao dia com o acompanhamento de uma nutricionista, todas as turmas participam de um rodízio de atividades que duram no máximo uma hora cada. Nesse momento há um “jogo de cintura” entre as salas para explorar toda estrutura da escola: parquinho, biblioteca, sala de música, jardim encantado, e muito mais. Tudo isso com objetivo de tornar o ano letivo mais divertido para atingir os resultados desejados de um jeito mais espontâneo.